12/04/2013

Máquina para fazer massa caseira



Tão vendo essa belezinha aí? Depois de muito tempo "namorando" e pensando se eu deveria ter mais um utensílio na minha minúscula cozinha, decidi comprar uma máquina para fazer massas. Já tinha pesquisado, e esta da Arke foi a mais barata (paguei R$ 193,00) e útil que eu encontrei.


No dia seguinte à chegada do produto, já me aventurei. Eu sabia que a massa deveria ficar dura para que os filetes de talharim, macarrão ou espaguete não grudassem uns nos outros, mas a falta de experiência fez com que eu deixasse o bolo de massa muito mole. O resultado foi horrível, e, como eu estava sem tempo, cozinhei o espaguete mesmo assim. Ele grudou todo, e ficaram bolas horríveis no meio... Mas eu não desisti. Na segunda tentativa, misturei a farinha com os ovos em uma bacia. Aí, quando já estava pesado para sovar, coloquei o bolo na máquina e acertei o ponto com mais farinha... Gente, que coisa linda! A massa ficou divina... Fiz talharim largo e espaguete grosso. O rendimento foram 5 porções para duas pessoas... Cozinhei uma delas e as outras congelei em sacos plásticos. Segue a receita:

Massa caseira
- 700g de farinha
- 5 ovos grandes

- Misturar em uma bacia e depois colocar a massa na máquina. Caso faça manualmente, sove beeem duro (o bolo tem que estar quase esfarelando), espiche com um rolo e corte em tiras.

* Dica: lendo na internet, vi que a regra é 1 ovo para cada 100g de farinha. Como meus ovos eram grandes, precisei de mais farinha para dar o ponto.

Sobre a máquina:
• 2 funções: sova e extrusa
• Acompanha sete trefilas: espaguete (fino, médio e grosso), macarrão e talharim (fino, médio e grosso)
• Pés antiderrapantes
• Misturadeira transparente para visualização da massa
• Tampa com sistema de segurança

Eu achei que a Arke não consegue misturar bem a massa, então farei sempre manualmente para depois dar o ponto na máquina. Agora, em relação ao corte, ela é ótima.

* Este não é um post patrocinado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Aproveite: