12/05/2013

Sobre o gênio Oscarito

Oscarito, Margot e os dois filhos do casal, José Carlos e Miryan, 1948

Das fotos que vi na internet, essa foi a que mais gostei para apresentar Oscarito. Por que? Primeiro porque mostra o ator, e não o personagem; segundo, porque é beeeem diferente das fotos de família comuns desta época, que mostram pessoas carrancudas e tristes - como essas (revelando, assim, o caráter especial do artista):



Bem, mas voltando ao tema do post:

Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Dias nasceu em Málaga, na Espanha, no dia 16 de agosto de 1906. Descendente de uma família com tradição circense de 400 anos, tinha pouco mais de 2 anos de idade quando seus pais vieram para o Rio de Janeiro, contratados por um circo local.

Em 1932, com grande experiência no picadeiro e já com o nome de Oscarito, o artista estreia sua primeira peça em um teatro, também no Rio de Janeiro. Logo depois, faz sua primeira figuração no cinema em A Voz do Carnaval, da Cinédia. Em 1934, casa-se com a atriz Margot Louro, que tornou-se também sua parceira artística. Ele fazia o cômico, ela a ingênua e, mais tarde, a esposa repressiva. 

Entre 1933 e 1968, Oscarito atuou em 46 filmes. O artista faleceu em 4 de agosto de 1970, aos 64 anos.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Sempre ouvi falar sobre Oscarito, mas nunca havia visto nada dele (ô bandinho de emissoras de TV sem memória e sem cultura que não reprisam filmes clássicos estrangeiros e muito menos brasileiros). Aí, graças ao Santo Youtube, caí nessa divertida comédia:



Gente, que filme lindo. Os números musicais são fantásticos e as piadas são ótimas. Alguns atores deixam a desejar em suas interpretações, mas Oscarito e Grande Otelo estão realmente maravilhos.

Depois de assistir, você vai concorda comigo: Oscarito é, com certeza, nosso Chaplin.

Mais vídeos de Oscarito:
www.youtube.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Aproveite: